Crise: Faculdade

2 de fevereiro de 2015



Oi gente, bom dia. Bem, hoje acordei e me senti uma adulta já, vendo todas as pessoas indo para a escola e como já formei, acabou a mamata. Mas enfim, não vim aqui falar sobre isso, quero falar mesmo é da Faculdade. 

No final de 2014 decidi que só ingressaria no ensino superior no segundo semestre de 2015, eu estava certa disso, mais certa que tudo. Mas aí começa a falação na sua cabeça do tipo "ah, Sarah, porque não tentou o vestibular ou pela nota do enem, tem tantas formas" e eu fico tipo com a consciência  cada vez mais pesada, sabe? Tudo bem que eu trabalho, porém de aprendiz e tá na hora mesmo de tomar um rumo na vida. Mas sabe quando você sente que precisa de um descanso pra si mesma e quer ficar pelo menos 6 meses longe de toda a bagunça de escolas e faculdades? Então. 

Pra início de conversa, eu até o final do ano passado não sabia o que eu queria fazer na faculdade, indecisão toma conta e até hoje ainda me resta muitas dúvidas sobre ser o que eu realmente quero pra mim, afinal não é fácil tomar uma decisão de escolher algo que você vai querer aprofundar durante quatro ou cinco anos da sua vida, e se não for o que você realmente quer? Vai perder tempo ou pode ser levado como experiência? Não sei, sei que tenho pavor de começar algo tendo alguma duvida. Tudo bem que para alguns pode ser fácil, ou porque os pais impõem ou porque é um sonho de criança, aí tudo fica mais fácil. Mas e quem sofre essas crises existenciais como eu, como faz? Meu Deus, socorro!

Sempre achei que eu fosse chegar no meu ultimo ano de escola e já estar preparada para a vida e para as escolhas que teria que tomar, mas que bosta, não sei nem o que eu quero cursar na faculdade. Todo mundo fala, "É tão normal isso, você vai ver, também já passei por isso". Tá e se for normal mesmo? Tudo bem que pode ser mas eu odeio isso, é horrível. Por um lado é bom que nos faz pensar no que realmente queremos para a nossa vida, por outro é ruim por causa de tudo isso aí que eu falei acima. É um drama e acho que muita gente está vivendo isso assim como eu, por isso me sinto mais confortável ou menos pressionada. 

Fora que tem aqueles que dizem pra escolher algo que vai te dar dinheiro, que você vai ser bem de vida e outros dizem para juntar o útil ao agradável e fazer algo que você goste e que te dê dinheiro também. Mas sabe aquele preconceito bem lá no fundinho que existe sobre algumas profissões? Então! A questão não é se dá dinheiro, as pessoas não entendem. A questão é se você é mesmo bom naquilo que faz ou se sua profissão/faculdade te dá o prazer de exerce-lo ou cursa-la. Isso eu posso dizer, pra não se deixar levar pelo que os outros dizem, isso só traz mais dúvidas a respeito de tudo. É uma dica até para mim mesma, temos que tentar ser nos mesmos em tudo que fazemos, sei que assim as coisas vão dar muito mais certo.

O capítulo atual da minha vida é esse, vivendo uma crise de adolescente super normal (só que não) que está prestes a ter um ataque de nervos. E é isso, espero que alguém se identifique, odeio me sentir uma E.T que tem um problema exclusivo. Beijos e até a próxima! 

2 comentários

  1. Eu tenho leve pressentimento de que daqui a 1 ano e meio vou estar exatamente igual, na mesma situação que tu xD, Então agora na adolescência é super normal sentirmos-nos perdidos e sem noção do que fazer do nosso futuro. Eu não tenho nenhum grande conselho para te dar, mas sei lá, pára um pouco para pensar sobre isso, para tentares concluir o que é que não está a correr bem. Já experimentaste conversar com os teus professores antigos? Pode ser que eles te ajudem a facilitar a decisão.

    Eu gostava de te ajudar, até porque me identifico muito com o que estás a passar, mas a escolha depende sobretudo de ti, confia em ti que tudo vai dar certo :))


    http://diariodeumafricana.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai verdade, posso tentar conversar com alguns professores que eu gostava bastante e até mesmo com alguém que já curse a faculdade que estou em dúvida. Nem tinha pensado nisso, ta vendo que duas cabeças pensam melhor do que uma? Haha! Muito obrigada pelo conselho, tentarei segui-lo sim e vai dar tudo certo no final como sempre dizem não é mesmo?
      Espero que pra você também dê tudo certo Sandra, tente não fazer igual a mim e deixar tudo pra ultima hora, é muito ruim, eu garanto! Espero que volte mais vezes e por falar nisso, adorei seu blog e já estou seguindo ! :))

      Beijos !

      Excluir

Oie lindezas do meu coração!
Comentem a vontade, responderei todos vocês em breve, espero muito que gostem do conteúdo e se tiverem alguma sugestão é só deixar aqui que eu prometo ver com muito carinho. Espero que tenham gostado e beijão minhas lindas!