Reseha do livro: Uma Curva na Estrada

11 de fevereiro de 2015



A resenha de hoje é de um livro que eu ganhei de natal da minha mãe e eu comecei a ler ele em um dia e no outro eu já tinha terminado. É um livro que eu achei ótimo, apesar de achar as histórias do Nicholas um pouco previsíveis, eu me agarrei bastante na história e me senti parte dela, ri bastante e chorei muito também. Sim eu sou uma bebe chorona mesmo, choro vendo até comercial de margarina como dizem por aí. Tem vários sentimentos envolvidos nessa história, e eu resolvi fazer essa resenha porque acho que quem não leu vai ler aqui um spoiler danado, porque hoje estou afim de contar tudinho tudinho mesmo. Não é fácil fazer uma resenha de um livro desses porque como eu disse são muitos sentimentos envolvidos e muita coisa acontece, mas estou muito afim de escrever e então vamos lá.

Sinopse: A vida do subxerife Miles Ryan parecia ter chegado ao fim no dia em que sua esposa morreu. Missy tinha sido seu primeiro amor, a namorada de escola que se tornara a companheira de todos os momentos, a mulher sensual que se mostrara uma mãe carinhosa. Uma noite Missy saiu para correr e não voltou. Tinha sido atropelada numa rua perto de casa. As investigações da polícia nada revelaram. Para Miles, esse fato é duplamente doloroso: além de enfrentar o sofrimento de perder a esposa, ele se culpa por não ter descoberto o motorista que a atropelou e fugiu sem prestar socorro. Dois anos depois, ele ainda anseia levar o criminoso à justiça. É quando conhece Sarah Andrews. Professora de seu filho, Jonah, ela se mudou de Baltimore para New Bern na expectativa de refazer sua vida após o divórcio. Sarah logo percebe a tristeza nos olhos do aluno e, em seguida, nos do pai dele. Sarah e Miles começam a se aproximar e, em pouco tempo, estão rindo juntos e apaixonados. Mas nenhum dos dois tem ideia de que um segredo os une e os obrigará a tomar uma decisão difícil, que pode mudar suas vidas para sempre. Nesta obra, Nicholas Sparks escreve com incrível intensidade sobre as difíceis reviravoltas da vida e sua incomparável doçura. Um livro sobre as imperfeições do ser humano, os erros que todos cometemos e a alegria que experimentamos quando nos permitimos amar.

Só lendo a sinopse acho que já se permitiram imaginar como esse livro me fez rir/chorar bastante né? rs' Bem, como Miles estava passando por um momento difícil na sua vida mesmo após dois anos seguidos da morte de Missy, isso estava refletindo muito na vida de seu filho e até então nenhum professor de sua escola tinha vindo conversar com ele. Até que Sarah percebe como ele anda ma e vê que não é um simples problema com a escola e sim algo mais pessoal. Então ela decide bater um papo com Miles e é aí que a história começa de verdade. 

Miles passa por um momento difícil durante esse tempo e fica sempre se culpando por não conseguir descobrir quem matou sua esposa e principalmente pela pequena briga que tiveram antes de ela sair pra correr aquela tarde. Por outro lado, Sarah também passa por um momento difícil após o divórcio com seu marido (ele a deixou após descobrir que ela não poderia ter filhos e isso era uma coisa que ele não aceitava porque sua família também não aceitaria), por isso ela se mudou de cidade e está tentando reconstruir sua vida. 

Quando os dois se encontram para conversar sobre Jonah, é como se desse um "pluf" na vida de ambos. Eles começam a se aproximar cada vez mais e isso começa a ficar mais intenso de acordo com o passar do tempo. Principalmente por Jonah gostar de Sarah, isso já deixa muito mais fácil caso Miles ache que ele seria um empecilho.


A história te leva a tirar várias conclusões ao decorrer dela, mas conforme você vai avançando a leitura já muda de opinião e isso deixa bem mais divertido. Nicholas consegue retratar nesse livro não só uma simples história de amor, mas também a dor da perda e a dificuldade de tocar a vida depois de acontecimentos como esses. O livro é narrado em terceira pessoa mas em alguns momentos muda de pessoa, sendo assim narrada pelo então assassino de Missy, que não se deixa descobrir até revelar quem ele realmente é. Eu pessoalmente não consegui ligar os fatos ao assassino, pra mim não ficou claro até ele se entregar, mas eu confesso que fiquei surpresa ao descobrir quem de fato era. 

Isso trouxe uma grande turbulência para o relacionamento de Sarah e Miles e mais uma vez Nicholas conseguiu me surpreender, foi uma mistura de "não acredito" com "nossa, ainda bem" e eu fiquei louquinha para saber o que estava por vir que não consegui despregar os olhos das páginas por um segundo. 

Miles mesmo que tentasse parecer intocável no sentimento e bancasse o carrancudo se mostrou mais sensível do que poderia imaginar, afinal ninguém é de ferro né? Nem os personagens do Nicholas haha. E jonah, ah não dá pra deixar de lado o quão doce ele era, uma criança compreensiva e que só estava buscando ser feliz e ver o pai feliz também. Tudo se fez completar nessa história, para mim nada deixou a desejar. Nem o fato das velinhas na janela no final (achei lindo e incrivelmente inesperado).. 

O jeito que os personagens começam e o jeito que terminam o livro também foi bem interessante, eu já lí vários livros dele e acho que esse foi um dos que mais me surpreendeu na verdade. Quando eu comecei a ler eu não dava nada, achei que seria uma história monótona e que todos os personagens iriam morrer (kk sempre tive essa visão dos livros dele, mesmo depois de ler vários). Ele mostra tudo com naturalidade e suas palavras foram perfeitamente adequadas para tudo que aconteceu.

Eu particularmente gostei bastante e super recomendo a leitura de Uma Curva na Estrada, ele está aqui guardadinho no meu cantinho e espero quando não tiver mais nenhum livro aqui na fila, ler ele de novo, mesmo sabendo a história ainda fico ansiosa para saber o que tem por vir novamente, afinal as vezes esquecer umas partes é normal e ler para relembrar tudo é mais normal ainda rs' principalmente para mim. Espero que tenha conseguido levar pra vocês um pouquinho do que o livro nos traz de bom e todos os ensinamentos que também estão nele, espero que todos que tenham lido tenham tido esse sentimento. 


Nenhum comentário

Postar um comentário

Oie lindezas do meu coração!
Comentem a vontade, responderei todos vocês em breve, espero muito que gostem do conteúdo e se tiverem alguma sugestão é só deixar aqui que eu prometo ver com muito carinho. Espero que tenham gostado e beijão minhas lindas!