RESENHA: Quem é Você Alasca?

26 de maio de 2015




Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".

Já tinha um tempo que eu queria ler esse livro pois já tinha ouvido falar sobre como a história nele contada contagia o leitor. Um fato que me chamou bastante atenção foi a contagem regressiva dos dias que faltavam para alguma coisa que iria acontecer e um pouco antes da página que divide o antes e o depois eu já tinha meio que sacado o acontecimento marcante do livro e depois disso a leitura fluiu mais rápido ainda pois queria logo saber o mistério que levou aquilo.

Miles é um garoto que não tinha nada de especial, nada com que se preocupar ou amigos ou garotas e como estava cansado disso resolveu que iria se mudar e acabou parando no colégio interno para o qual foi estudar os últimos anos da escola. Apesar de não ter nada especial, é um garoto que está em busca do seu “Grande Talvez” e isso o torna diferente. Louco por últimas palavras e apaixonado por biografias. Lá ele conhece Alasca que do nada, sem motivos aparentes, apenas por sua beleza indiscutível segundo a descrição de Miles no livro, toma seu coração e o faz perdido e apaixonado por ela.

“Mas que diabos significa ‘instantâneo’? Nada é instantâneo. Arroz instantâneo leva cinco minutos, pudim instantâneo uma hora. Duvido que um minuto de dor intensa pareça instantâneo.

Alasca que não tem nada de simples, é uma garota cheia de suspense, impulsiva e imprevisível e sempre está presa no seu labirinto. Uma menina totalmente fugaz e como se diz feminista, odeia que os amigos objetifiquem o corpo das mulheres e sempre os repreende por isso. Seu humor instável e seu passado misterioso, no qual se descobre algumas partes sobre com o correr da história, faz tudo parecer tão dramático e intenso. É famosa por seus trotes no colégio, sempre se metendo em confusão ao lado de seus amigos Coronel (Chip, o qual Miles divide o quarto assim que chega na escola), Takumi, Lara e Miles que agora também entrou no círculo de amizades.

“Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.”
"Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. (...) se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão."


Eu só tenho uma coisa a dizer, Miles encontra o Grande Talvez. Não é o melhor livro que eu já li na vida e nem o mais emocionante apesar de eu ter ficado um pouco abalada com tudo que aconteceu, mas vale a pena acompanhar a história, não vai ser um tempo perdido e principalmente você vai amar conhecer todos os personagens tanto que vai querer se sentir um deles. Talvez até se identifique com alguns como eu em parte com a Alasca (a parte que ela tem muitos livros mas não conseguiu ainda ler 1/3 de todos eles, acho que muitos também se viram nessa situação haha!). Enfim, sempre que leio um livro tenho o prazer de imaginar cada personagem do jeitinho que é descrito e com esse não foi diferente, imaginei cada qual a sua característica e personalidade.

Bom, ainda não li todos os livros do Jhon, até porque minha lista de livros para este ano está lotada, mas posso dizer que o jeito que ele escreve é demais, eu gosto bastante. Pra mim não deixa a desejar, porque acho bem simples e de fácil compreensão, qualquer um que pegue o livro o entende com facilidade.

E então é isso lindezas, espero que tenham gostado da resenha e deixe o comentário pra nós sabermos que vocês gostam desse tipo de post e até a próxima!



Follow @gbolsa | Facebook  | Beijocas!

2 comentários

  1. Não conhecia esse livro e penso que não deve estar à venda aqui em portugal, mas a história pareceu super interessante! :)

    P.s- Gostei bastante dessa citação: “Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.”

    Beijos,
    Telma
    Fui Eu Que Disse - Blog | Facebook | Canal no Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super interessante sim, recomendo! Assim que tiver por aí vai lá e corre pra pegar ele pra você ! :D
      Essa citação é marcante mesmo, uma das partes que eu achei que marcou muito o livro *-*

      beijinhos ^^

      Excluir

Oie lindezas do meu coração!
Comentem a vontade, responderei todos vocês em breve, espero muito que gostem do conteúdo e se tiverem alguma sugestão é só deixar aqui que eu prometo ver com muito carinho. Espero que tenham gostado e beijão minhas lindas!